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Xadrez e Esportes da Mente

Desde 2007, a UFPR Litoral e a Confederação Brasileira de Xadrez Escolar (CBXE) têm trabalhado juntas para promover atividades enxadrísticas voltadas aos estudantes da educação básica, popularizando o xadrez como ferramenta de aprendizado.

Princípios

A CBXE atua na promoção do xadrez escolar, principalmente na educação infantil, e tem como princípios:

  1. Saber Perder: Ensina a lidar com a derrota de forma saudável, valorizando o esforço infividual.
  2. Raciocínio e Concentração: Exige planejamento, simulações mentais e atenção total, desenvolvendo habilidades cognitivas.
  3. Paciência: Ao contrário da multitarefa comum em dispositivos eletrônicos, o xadrez requer foco e espera pelo movimento do adversário.
  4. Imaginação: As infinitas possibilidades de movimento estimulam a criatividade e a versatilidade.
  5. Maturidade na tomada de decisões: Ensina a lidar com erros e buscar soluções por conta própria.
  6. Apoio a outras disciplinas: O raciocínio desenvolvido no xadrez ajuda em matérias como matemática (probabilidade, geometria) e história (análise e concentração).

O xadrez é uma ferramenta valiosa para o aprendizado escolar, mas ressalta a importante orientação constante para que crianças não se sintam desamparadas (adaptado de Andrade, 2019).

Atividades Desenvolvidas

• 2006: Realização do I Simpósio “O Xadrez Como Inclusão Escolar” e a I Copa UFPR Litoral de Xadrez, na Associação Banestado, em Pontal do Paraná, de 06 a 10 de dezembro, parceria da UFPR Litoral e CBXE. Desde então, diversas atividades de ensino de xadrez e oficinas de jogos de tabuleiro foram oferecidas à comunidade e aos estudantes da UFPR Litoral, além de apoio a vários enxadristas na participação em eventos em Curitiba e região do litoral do Paraná.
• 2007: Capacitações sobre Xadrez Escolar e o jogo Go para professores do ensino fundamental de Matinhos, além do II Simpósio de Xadrez Escolar: O Xadrez como Inclusão Escolar, nas instalações do Instituto Superior do Litoral do Paraná (ISULPAR), de 26 a 29 de julho.
• 2008: Em abril, de 11 a 13, foram realizados o 1° Simpósio de Jogos da Mente e o 1° Festival de Jogos Pedagógicos em Maringá.
• 2008-2009: Concessão de bolsas de Iniciação Científica Júnior para estudantes atuando no projeto de Xadrez Escolar, para apoio nos campeonatos e levantamento de dados sobre o ensino de xadrez no litoral do Paraná.
• 2018: Realização do V Simpósio – O Xadrez Como Inclusão Escolar.
• 2018-2019: Minicurso de Xadrez Básico aos professores que participaram da VIII e IX Feira Regional de Ciências do Litoral Paranaense em parceria com o programa de extensão LabMóvel.
• 2019: Projeto de extensão “Xadrez e Esportes da Mente” vinculado ao LabMóvel, visando democratizar a educação atráves do xadrez e demais esportes da mente para a comunidade interna e externa da UFPR Setor Litoral.
• 2019-2020: Atividades em escolas de Matinhos e o evento Congresso Internacional dos Esportes da Mente/VI Simpósio – O Xadrez Como Inclusão Escolar.

Além dessas iniciativas, a UFPR Litoral apoiou a participação de alunos e professores em eventos regionais e forneceu apoio logístico para a participação de estudantes na “Copa de Xadrez Escolar” em Curitiba.

Desafios no Ensino do Xadrez no Brasil

• O ensino do xadrez no Brasil é realizado em escolas e em alguns poucos locais dedicados ao seu ensino, porém, subsídios científicos ainda não foram disponibilizados para que o xadrez seja reconhecido como um meio eficaz para a melhoria do aprendizado escolar e da vida do estudante.
• Há uma divulgação significativa sobre os impactos positivos do jogo, mas poucas pesquisas têm sido realizadas para medir e validar esses efeitos.
• Quando essas pesquisas são mencionadas, não estão sendo consideradas aquelas quantitativas que mensuram tempo de reação ou cálculo matemático das jogadas, mas sim as pesquisas qualitativas sobre o tema. As pesquisas quantitativas que têm abordado o xadrez de maneira geral, incluindo o xadrez escolar, têm sido focadas em questões de rendimento ou de estratégias que são apenas uma parte do todo do sujeito envolvido no aprendizado do xadrez. Mais atenção tem sido dada às questões cognitivas construtivistas sobre o aprendizado do xadrez do que às questões relacionadas a como os comportamentos e interações dos praticantes são alterados e de que forma isso realmente impacta no aprendizado ao longo da vida.
• Pesquisas qualitativas podem oferecer uma visão mais abrangente sobre como o xadrez se integra à vida escolar do estudante e como ele pode modificar atitudes e comportamentos ao longo da vida. No entanto, esse tipo de pesquisa exige um olhar diferenciado e um tempo de investigação mais longo, de algumas décadas, quando comparado às pesquisas quantitativas atuais.
• Desmistificação do estereótipo de que o xadrez é apenas para pessoas inteligentes ou que gera “mais” inteligência, hipótese que somente poderá ser comprovada cientificamente quando pesquisas em larga escala forem realizadas e contextualizadas no Brasil.

Saiba Mais

• Instagram: @cbxeoficial
• Wikipédia: Confederação Brasileira do Xadrez Escolar

Referências e Material Científico

  1. ANDRADE, Léo Pasqualini De. As influências do jogo de xadrez no desenvolvimento cognitivo: uma análise conforme a teoria ator-rede. 2019. 111 f. Dissertação de mestrado (programa de Pós- graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade)-Instituto Federal do Paraná (IFPR), Paranaguá, 2019. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1KYDX2aiq-XBQbUZzKnRhfUqrpiICPlj6/view?usp=drive_link. Acesso em: 17 fev. 2025.
  2. Edição especial da Revista Mundi sobre Xadrez Ciência & Tecnologia: https://revistas.ifpr.edu.br/index.php/mundietg/issue/view/94
  3. ANDRADE, Leo Pasqualini De. O uso do xadrez como ferramenta de desenvolvimento cognitivo de crianças. Pedagogia em Ação, [s. l.], v. 9, n. 1, p. 65–75, 2017. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/12197. Acesso em: 26 abr. 2020.
  4. SILVA, Wilson da. Raciocínio lógico e o jogo de xadrez: em busca de relações. [s. l.], 2010. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/767372. Acesso em: 12 jun. 2020.
  5. CHRISTOFOLETTI, Danielle Ferreira Auriemo. O xadrez nos contextos do lazer, da escola e profissional: aspectos psicológicos e didáticos. 2007. 150 f. Dissertação de mestrado – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, Rio Claro – SP, 2007. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/96045. Acesso em: 20 nov. 2023.
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