Prototipagem eletrônica
Nossas atividades envolvem a formação teórica, cultural e humana pensadas à luz da prática docente, subsidiadas pelos temas relativos as tecnologias envolvidas, através de metodologias para tornar o ambiente escolar mais interativo com a plataforma de prototipagem Arduino (BANZI et al., 2017) com o objetivo de elencar o tipo de Alfabetização Científica alcançada pelos sujeitos envolvidos.
Para isso usamos a literatura que descreve os indicadores de Alfabetização Científica (SASSERON, 2008; SASSERON; CARVALHO, 2014) , em particular as propostas de ensino-aprendizagem que usam das análises sobre a argumentação científica (JIMÉNEZ-ALEIXANDRE; BUGALLO RODRÍGUEZ; DUSCHL, 2000). O uso da prototipagem eletrônica permite:
- • Introdução sólida aos conceitos de eletrônica em sala de aula, formando a base para o entendimento de lógica de programação.
- • Educação ativa e significativa, substituindo a educação passiva por um aprendizado onde os estudantes se tornam protagonistas através de atividades interativas e que se tornem significativas.
Integração com Programas Educacionais
Nossas atividades fazem parte do LabMóvel e incluem:
- • Feiras de Ciências, PIBID e Clubes de Ciência.
- • Produção de material científico-didático.
- • Parceria com o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável (NPDEAS) da UFPR.
- • Ações de monitoramento da Qualidade do Ar, em colaboração com escolas e professores de Ciências do litoral paranaense.
Essas iniciativas têm apoio do curso de Licenciatura em Ciências e buscam promover uma sólida formação inicial ao licenciando incentivando-o a atuar de forma diferenciada quando vir a atuar em sala de aula.
No tocante as pesquisas, elas são de caráter metodológico quanti/qualitativo e buscam perceber como os estudantes das escolas envolvidas se apropriam dos conhecimentos advindos das práticas docentes.
Estudantes Envolvidos
- • 2018/2019
- • Lucas Raoni Prado de Farias: estudante com bolsa de iniciação científica (IC). Título de Plano de Trabalho: Educação Ambiental e a Formação de Professores: estudo sobre os impactos da prototipagem eletrônica e os argumentos científicos.
- • Aline Siqueira Ramos: estudante com bolsa de iniciação científica (IC). Título de Plano de Trabalho: Educação Ambiental e a Formação de Professores: estudo sobre impactos da prototipagem eletrônica e os argumentos científicos.
- • Henrique Oliveira de Freitas: estudante bolsista Licenciar. Título do Projeto: A Formação Extra Curricular Através do uso da Plataforma Arduino.
- • Bruna Manoela da Silva Conceição: estudante bolsista Licenciar. Título do Projeto: A Formação Extra Curricular Através do uso da Plataforma Arduino.
- • 2017
- • Lucas Raoni Prado de Farias: estudante bolsista Licenciar. Título do Projeto: A Formação Extra Curricular Através do uso da Plataforma Arduino.
- • Henrique Oliveira de Freitas: estudante voluntário Licenciar. Título do Projeto: A Formação Extra Curricular Através do uso da Plataforma Arduino.
Referências
- BANZI, M. et al. Arduino. Disponível em: <https://www.arduino.cc/>. Acesso em: 18 mar. 2017.
- JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P.; BUGALLO RODRÍGUEZ, A.; DUSCHL, R. A. “Doing the Lesson” or “Doing Science”: Argument in High School Genetics. Science Education, v. 84, n. 6, p. 757–792, 1 nov. 2000. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/1098-237X(200011)84:6<757::AID-SCE5>3.0.CO;2-F/abstract>. Acesso em: 7 mar. 2018.
- RAMOS, L. P.; MARIANO, A. B. Núcleo de PD de Energia Autossutentável. Disponível em: <http://npdeas.blogspot.com/>. Acesso em: 1 jun. 2017.
- SASSERON, L. H. Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: Estrutura e Indicadores deste processo em sala de aula. 2008. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: <http://moodle.stoa.usp.br/file.php/896/Alfabetizacao_Cientifica_no_Ensino_Fundamental-_Estruturas_e_Indicadores_deste_processo_em_sala_de_aula.pdf>. Acesso em: 15 out. 2016.
- SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. de. A construção de argumentos em aulas de ciências: o papel dos dados, evidências e variáveis no estabelecimento de justificativas. Ciência & Educação (Bauru), v. 20, n. 2, p. 393–410, 2014. Disponível em: <http://ref.scielo.org/gwpgtz>.
Universidade Federal do Paraná
LabMóvel
Rua Jaguariaíva, 512
83.260-000 | Matinhos | PR
labmovel@gmail.com
(41) 988156204
Universidade Federal do Paraná
LabMóvel
Rua Jaguariaíva, 512
83.260-000 | Matinhos | PR
labmovel@gmail.com
(41) 988156204
UFPR nas Redes Sociais
UFPR nas Redes Sociais
©2025 - Universidade Federal do Paraná
Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR