Menu

ZikaBus

 

O LabMóvel ZikaBus é um projeto de extensão da Universidade Federal do Paraná vinculado ao Laboratório Móvel de Educação Científica e ao NAPI (Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação) Paraná Faz Ciência. O projeto tem por objetivo promover a educação científica em um espaço não formal, a fim de disseminar conhecimentos científicos frente à desinformação em saúde, por meio de diálogos com o público sobre a problemática da dengue no Brasil.

O LabMóvel ZikaBus consiste em um micro-ônibus adaptado a um museu itinerante, que transporta uma exposição sobre o mosquito Aedes aegypti e as arboviroses (dengue, zika, febre chikungunya e febre amarela urbana), que em conjunto com a mediação dialógica proporciona experiências significativas ao visitante.

A exposição apresenta vídeos, banners informativos, materiais didáticos e biológicos que ilustram as fases do ciclo de vida de A. aegypti. Além disso, oferece explicações sobre as medidas de proteção pessoal, de controle do vetor, a importância das vacinas e da notificação em caso de sintomas das doenças. O objetivo é ampliar a participação da comunidade e fomentar ações coletivas no enfrentamento do vetor. O museu desloca-se até as regiões mais afetadas pela doença, circulando em escolas, postos de saúde e eventos de divulgação científica e aborda a problemática de maneira interdisciplinar.

Atividades Realizadas em 2024

Em 2024, o LabMóvel ZikaBus percorreu 4.873 quilômetros de distância e atendeu um total de 9.824 pessoas. O principal público foi composto por estudantes do ensino básico, desde a educação infantil até o ensino médio, de escolas públicas do Paraná. Um total de 8.122 estudantes receberam a visita do museu, provenientes de 24 escolas, localizadas nas regionais de saúde mais afetadas pela epidemia de dengue da mesorregião metropolitana de Curitiba, como algumas cidades do Litoral paranaense, e os bairros Tatuquara, Cajuru, e CIC.

Um total de 8.122 estudantes de 24 escolas receberam a visita ao museu. As instituições estão localizadas nas regionais de saúde mais afetadas pela epidemia de dengue na mesorregião metropolitana de Curitiba, incluindo municípios do Litoral paranaense e bairros como Tatuquara, Cajuru e CIC.

O projeto também participou de 5 eventos de divulgação científica, atendendo 1.702 pessoas, entre famílias, professores e estudantes de 63 escolas. Abaixo estão os detalhes de cada evento:

  1. Paraná Faz Ciência – Maringá (PR)
    1. Data: 7 a 11 de outubro
    2. Público Atendido: 569 visitantes
  2. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Matinhos (PR)
    1. Data: 15 de outubro
    2. Local: Praça Central de Matinhos
    3. Público Atendido: 65 visitantes
  3. XIII Feira de Ciências do Litoral Paranaense – UFPR Litoral (Matinhos, PR)
    1. Data: 5 a 7 de novembro
    2. Público Atendido: 502 visitantes
  4. FiCiências e Festival Iguassu Inova – Foz do Iguaçu (PR)
    1. Data: 25 a 30 de novembro
    2. Público Atendido: 527 visitantes
  5. Siepe – UFPR (Curitiba, PR)
    1. Data: 25 a 30 de novembro
    2. Público Atendido: 39 visitantes

ZikaBus nas Mídias Sociais

📷 Instagram: @zikabus
Universidade Federal do Paraná
LabMóvel

Rua Jaguariaíva, 512
83.260-000 | Matinhos | PR
labmovel@gmail.com
(41) 988156204
Universidade Federal do Paraná
LabMóvel

Rua Jaguariaíva, 512
83.260-000 | Matinhos | PR
labmovel@gmail.com
(41) 988156204

UFPR nas Redes Sociais


UFPR nas Redes Sociais